segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ração Caseira para Kingyos - Pond de Ervilha

      Hoje venho mostrar pra vocês minha receita de ração caseira para Kingyos, com a tão desejada ervilha. Na verdade, não tem muita novidade, pois temos que cozinhá - las de qualquer maneira. Mas da forma com que faço, se tiver todos os materiais, se torna mais fácil, rápido e atraente tanto para os peixes quanto para nós, visualmente falando.

      Você vai precisar de:

- ervilha (a quantidade que quiser, que seja consumida no mesmo dia);
- moinho tipo moedor de carne (pode ser aquele antigo de mão mesmo);
- panela pequena para cozinhar as ervilhas;
- peneira ou escorredor de arroz;
- pote para secagem da ração.

Preparo

      Cozinhe a ervilha, deixando no fogo por cinco minutos após levantar fervura. Após isso, escorra e coloque no moinho. Passe toda ela pelo moinho duas vezes, aumentando a liga da ração e está pronto. Daí é só pôr no sol pra dar uma secada por uns vinte minutos ou meia hora. Dependo do dia e do calor. Se preferir, também não precisa fazer isso, mas ela pode desmanchar ao bater na água.

      Eu não levei nem dez minutos para fazer todo o processo até a secagem. A vantagem desse modo de fazer, é que não precisa ficar muito tempo fervendo, o que no caso das ervilhas é demorado pois elas demoram para amolecer, e ao passar pelo moinho, você já tritura ela e facilita a mastigação dos Kingyos. Eles adoram esse tipo de ração e fica muito atrativo visualmente.

As ervilhas já fervidas.


O moinho.


A ervilha ainda inteira.


Após a primeira passagem pelo moinho, e indo para a segunda.


O resultado.


Os ponds de ervilha que nesse ponto irão para a secagem.


Lado a lado comparando com o pond da Tetra Color. Reparem como fica parecido.


Oferecendo os primeiros grãos da ração.



Os peixes ainda acelerados por conta da novidade.


Aqui eles praticamente estáticos durante a mastigação.


Os Corydoras chegando para comer também.


A ração fazendo sucesso no lago.




      Essa ração afunda quase que imediatamente, o que é bom, já que Kingyos na verdade gostam de comer é no fundo. Vale alertar que essa ração deve ser oferecida no mesmo dia para evitar que estrague e faça mal aos peixes. Fica aí a dica de uma ração caseira rápida, prática e barata de se fazer para os Kingyos.

2 comentários:

  1. Muito boa a receita! vc sempre trazendo novidades em seu blog =D Agora estou começando a criar kingyos tb e vou tentar fazer um dia essa ração ehehe tem que ser ervilha fresca ou aqueles que vem em lata serve? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Saki.

      Eu faço com aquelas ervilhas que a gente compra em saquinho, crua mesmo. Daí é só cozinhar o pouco que for usar. Assim ela rende mais. Mas não esquece de oferecer no mesmo dia. Não é bom guardar pois estraga e perde as vitaminas. Se não quiser, não precisa passar pelo moedor, ele apenas dá aquele visual bem legal com cara de ração mesmo. Abraço.

      Excluir