terça-feira, 8 de maio de 2012

Sexagem dos Kingyos

      Os Kingyos em geral, independente da variante, podem facilmente ter seu sexo identificado por meio de algumas observações que se destacam principalmente da primavera ao verão, que é a época da reprodução.

- Nas fêmeas o abdômen fica cheio em um dos lados de seu ventre, pois em cada ano um dos ovários produzirá ovos. Sua cavidade anal fica mais convexa, para fora. Esta pode gerar erros pois peixes constipados ou muito alimentados também podem se encontrar assim. Suas barbatanas são mais finas e menores, e seu corpo fica bem arredondado.




 
- Nos machos encontraremos pontos brancos saltados logo atrás de seus olhos, em seus opérculos, próximo das guelras e em suas barbatanas peitorais, que também se apresentam como um serrilhado em seu primeiro raio. Sua cavidade anal é mais côncava, para dentro. O macho também fica perseguindo a fêmea, dando pequenos empurrões em seu ventre, para estimular a desova, mas tome cuidado pois machos dominantes também podem perseguir machos não dominantes.
      
      Um conjunto dessas características fará você distinguir o sexo de seu peixe, principalmente em exemplares adultos acima de um ano e meio de idade, na época da reprodução.

Abaixo uma bela contribuição com fotos encontradas na net pelo amigo Thiago:

Fotos da Sexagem dos Kingyos 

2 comentários:

  1. Queria contribuir para esse artigo com esse link http://thegab.org/Goldfish/sexing-goldfish.html

    Eu estava com problemas pra identificar machos e fêmeas e as imagens do link me ajudaram bastante!

    Força com o blog, tá bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Thiago. Muito legal essas fotos do link. Vou incluí - lo no post acima. Valeu pela contribuição. Seja sempre bem vindo.
    Abraço.

    ResponderExcluir