terça-feira, 24 de julho de 2012

Química no Aquário

      Olá pessoal. Final de semana passado, após ter feito a troca parcial  do meu aquário de Kingyos, reparei que após algum tempo, eles estavam meio estranhos, como se estivessem um pouco cansados, e com dificuldades para nadar. Imediatamente medi a amônia e nitrito, o que mais me preocupou na hora. Após esses, fui medir o PH e qual não foi minha surpresa, o PH estava praticamente 6,2. Daí foi correr atrás de informações para saber o que fazer.  Na correria e desespero, fui parar na primeira loja que estava no meu caminho, pois ainda tinha que fazer outras coisas, e acabei encontrando preços um pouco altos. Então comprei:

Testes
Dureza GH;
KH.

Tamponador
Neutral da Seachem e aragonita para ajudar nos parâmetros de elevação da dureza caso precisasse. Acabei comprando também um puça novo.

      Ao chegar em casa, fui ler tudo pra fazer os testes e saber mais exatamente o que estava acontecendo. Daí a primeira surpresa, o Neutral da Seachem, não me servia, pois além de tamponar a água e deixá - la pelo menos neutra que era o PH que eu queria, ele amolece a água, e Kingyos são peixes de água dura. Logo, o primeiro a ser deixado de lado.

      Medindo os parâmetros que faltaram, GH e KH, que estavam muito baixos, percebi que com apenas uma gota do teste da Alcon, ele já acusava a cor informada para o teste, quando na verdade, eu deveria pingar mais algumas para estar correto (essa parte vou fotografar e detalhar melhor em outro post). A primeira solução que pensei foi que eu precisava elevar o efeito tampão da água em meu aquário (KH) para poder juntamente, elevar o PH, pois conforme já dito aqui no blog, os dois estão interligados. A solução mais fácil foi o Bicarbonato de Sódio, encontrado em farmácias.

      Saí de novo em busca do bicarbonato de sódio. Comprado, fiz um teste antes em dez litros de água, e resolvi que para o meu aquário de 285 litros, era melhor começar com duas colheres de chá, não muito cheias. Feito e dissolvido em água do próprio aquário, foi só despejar e esperar agir. À noite quando medi, o PH já estava em torno de 7,0 e o KH já levou duas gotas para mudar as cores do teste ao invés de uma. Mas percebo que o efeito tampão ainda está baixo, e fora que o bicarbonato de sódio, aumenta mas não regula, ou seja, vai ficar oscilando.

      Para o GH, pensei em usar aragonita, que possui magnésio, o que aumentaria o nível de dureza de maneira lenta até um nível mais aceitável para os peixes. Mas, lendo a respeito da aragonita, vi que ela após um tempo de uso, se transforma muito instável na água, atrapalhando o controle de PH, ou seja, ela vai interferir no GH de forma positiva e no PH de forma negativa. Então pensei em comprar Halimeda, e qual não foi minha surpresa novamente: o vendedor da loja me informou que Halimeda está proibido!

      Estou agora em busca de uma farmácia para comprar um composto de cloreto de cálcio, que seria menos problemático para a água a longo prazo.

      E assim estou, em pesquisa e busca de como elevar e manter o PH, GH e KH da água. Pra ser mais exato, estou em busca de um bom tamponador para água dura, e de um produto para elevar o GH.

      Esse é um hobby bola de neve, quando paramos para pesquisar alguma coisa ou resolver algum problema a princípio bobo, ele se transforma e se transforma até virar tudo isso que descrevi acima. Mas gosto de tudo isso. Logo que achar o que preciso, posto aqui com mais informações na prática. E claro, comentários e ajuda sempre serão bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário