fotos

DEVIDO À UMA ATUALIZAÇÃO DO BLOGGER, ALGUMAS FOTOS POSTADAS PODEM TER DIFICULDADES DE VISUALIZAÇÃO.

sábado, 28 de julho de 2012

Teste de GH Labcon Alcon

      Segue abaixo, mais uma explicação do site do fabricante. Dessa vez, o teste é o de Dureza Total (GH).


A concentração de íons metálicos, principalmente Cálcio (Ca+) e Magnésio (Mg+), confere à água o que se convencionou chamar de Dureza da água ou Dureza Total. Outros íons metálicos como ferro, alumínio, manganês e zinco também podem influenciar os valores de Dureza, mas normalmente ocorrem em concentrações insignificantes.
Como a maioria dos íons Ca+ e Mg+ encontram-se na forma de sais de carbonatos (CO3--) e bicarbonatos (HCO3), com freqüência os valores da Dureza se equiparam aos valores de Alcalinidade (Dureza em Carbonatos, KH).
Em águas onde a Dureza Total supera a Alcalinidade, parte dos íons Ca+ e Mg+ encontram-se associados a sulfatos, nitratos, cloretos e silicatos. Por outro lado, em situações de alta Alcalinidade e baixa Dureza Total, parte dos carbonatos e bicarbonatos está associada aos íons Na+ e K+ ao invés de Ca+ e Mg+. A Dureza da água é expressa em equivalentes de CaCO3 (mg / litro ou ppm) ou em Grau Alemão (ºdH).
Os peixes ornamentais são, em geral, tolerantes a diferentes valores de Dureza da água, especialmente quando criados em cativeiro. Algumas espécies, no entanto, não se reproduzem quando a água do aquário apresenta Dureza diferente da encontrada em seu habitat natural. Deve-se consultar a literatura para conhecer as necessidades das espécies que se pretende criar.
Modo de usar:
1 - Colete com a proveta a água do aquário a ser analisada, nivelando exatamente na marca de 5 ml;
2 - Pingue 2 gotas da solução reagente 1, tampe a proveta e agite;
3 - Adicione uma medida do reagente 2 tampe a proveta e agite. Ocorrerá o desenvolvimento de cor vermelho vinho. A quantidade deste reagente não precisa ser exata, por ser um indicador, uma quantidade maior irá apenas intensificar a coloração da solução.
4 - Pingue gota a gota a solução reagente 3, contando o número de gotas e agitando após cada gota adicionada. Ao ocorrer a viragem para a cor azul registre o número de gotas utilizadas;
Verifique na tabela abaixo a condição de dureza da água.
Nº de Gotas          ppm de CaCO3           ºdH                    Água
          1              -              50              -         3         -       Muito branda
       1 a 3          -          50 – 150        -      3 – 8      -      Branda
       3 a 6          -        150 – 300       -     8 – 17      -      Semi-dura
      6 a 9            -       300 – 450      -     17 – 25     -     Dura
Acima de 9       -     Mais de 450      -  Mais de 25  -    Muito dura
     
      Então, íons cálcio e magnésio são os principais responsáveis pela elevação do GH da água, logo, se acrescentarmos cloreto de cálcio e ou cloreto de magnésio na água, iremos lentamente aumentando esse parâmetro. Indicações dizem, que o melhor é acrescentar o cloreto de cálcio ou a junção do de cálcio com o de magnésio, mas não somente o de magnésio por desestabilizar todo o meio a longo prazo. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.