sexta-feira, 27 de julho de 2012

Teste de KH Labcon Alcon

      Um pouco complicado de se entender na caixa, no site do fabricante Alcon, encontra – se  a descrição e o modo de usar do teste de KH, conforme abaixo:

O termo “Dureza” da água refere-se à concentração de sais de cálcio e magnésio dissolvidos. Sais de sulfato de cálcio e magnésio, nitrato e cloro são altamente solúveis e, portanto, componentes relativamente estáveis da dureza da água. A quantidade desses sais presentes numa determinada amostra é chamada dureza permanente, ou Dureza de Não Carbonatos, que é uma parte da Dureza Total. A outra parte, trata-se de uma fração de baixa solubilidade e, portanto a parte instável da dureza total. A fração instável da dureza da água é chamada de temporária ou Dureza de Carbonatos ou ainda Alcalinidade de Carbonatos, uma vez que os sais envolvidos são os carbonatos e bicarbonatos de cálcio e magnésio. Dureza total, dureza de carbonatos e dureza de não carbonatos são todos parâmetros muito significantes para o condicionamento da água do aquário, por exemplo, duas amostras de água com dureza total idênticas podem ser diferentes quanto as suas composições em sais, e isso fica claro quando se mede também a dureza de carbonatos.

Utilidade do Teste:
Dureza de Carbonatos funciona como um indicador da estabilidade do pH, ou seja, quanto maior o KH, mais estável será o pH. Esta situação ocorre devido ao fato de apresentarem os carbonatos e bicarbonatos um efeito tamponador, evitando assim, alterações bruscas do pH da água do aquário sendo, neste caso, o Labcon Alcali, à base de carbonato de sódio, um ótimo agente de correção de pHs ácidos. Diferentes espécies de peixes têm diferentes preferências de dureza, no entanto, a maioria das espécies é bastante flexível quanto a este parâmetro.

Não existe um padrão universal para expressar a dureza total GH e dureza de carbonatos KH, podendo estas ser encontradas na literatura em grau alemão (°dH), francês (°f), inglês (°e) ou em ppm de CaCO3. Este teste adota a escala alemã por ser a mais usada, no entanto, apresentamos abaixo uma escala de conversão relacionando outras unidades de Dureza (Tabela 1).

Tabela 1 - Conversão de Unidades de Dureza da água
                           Grau Alemão ºd     ppm CaCO3     Grau Inglês ºe     Grau Francês ºf
1 Grau Alemão           1,00                      17,90                   1,25                         1,79
1 ppm CaCO3           0,056                      1,00                  0,0702                      0,10
1 Grau Inglês            0,798                      14,30                  1,00                         1,43
1 Grau Francês          0,56                       10,00                 0,702                       1,00

Modo de Usar:
1 - Encha a proveta até a marca de 5 ml com a água do aquário a ser analisada.
2 - Pingue gota a gota a solução reagente agitando após cada gota adicionada, até atingir a cor final. Você observará inicialmente cor verde fraco passando por verde intenso, até virar vermelho vivo. Anote o número de gotas utilizadas. Cada gota corresponde a um grau °dH. Em caso de água muito mole desenvolverá já na primeira gota a cor final, vermelho.
3 - Para maior precisão do teste, dobre a quantidade de amostra (10 ml), neste caso cada gota corresponderá a ½ grau °dH, ou seja, multiplique o número de gotas por 0,5. Valores aceitáveis de KH variam de acordo com o fim a que se propõe o seu aquário, ou seja: para aquário de plantas, KH entre 3,5 °dH e 8,0 °dH com pH entre 6,8 e 7,0; para aquários de plantas e peixes, KH entre 2,5 °dH e 6,0 °dH com pH entre 6,8 e 7,4; para aquários marinhos, KH entre 6,5 °dH e 10 ° dH com pH entre 8,2 e 8,3.
Obs.: na parte 3 eu coloco 10 ml e adiciono duas gotas valendo como um para simplificar.
      Seguindo o raciocínio da explicação, onde diz que: "Em caso de água muito mole desenvolverá já na primeira gota a cor final, vermelho", entendo que tenho que aumentar a Dureza Total da água (GH), para junto aumentar a Dureza em Carbonatos (KH), já que em outra explicação se diz que "como a maioria dos íons Ca+ e Mg+ encontram-se na forma de sais de carbonatos (CO3--) e bicarbonatos (HCO3), com freqüência os valores da Dureza se equiparam aos valores de Alcalinidade (Dureza em Carbonatos, KH)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário