terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como Acabar com Alga Peteca

      Pertencentes aos gêneros Audouinella e Compsopogon (classe Rhodophyceae) tipicamente encontrados em ambientes aquáticos com moderada corrente, alta transparência e oxigenação, ausência de poluição orgânica, pH ligeiramente ácido à alcalino (6 a 9) e em condições de luminosidade clara à moderada, as Algas Petecas, como são comumente conhecidas, são o tormento de qualquer aquarista, principalmente o que tenta manter um aquário plantado.
      No meu caso, já venho convivendo com essa alga há bastante tempo, e como nunca liguei muito, nem parei pra pensar nas possíveis e reais soluções para acabar com elas, não encontrava nada eficiente e seguro para usar. Isso até uma semana atrás quando conversando em um fórum de aquariofilia, o amigo Rimeson Cardoso me recomendou que usasse o Seachem Flourish Excel.

      O Seachem Flourish Excel é realmente bom. Nessa primeira semana de uso, já percebo as algas ficando acinzentadas e vermelhas, já morrendo. Outro produto que encontrei pesquisando e que é mais barato, mas com o mesmo resultato, é o RC Flora Carbo. Estou usando exatamente como manda no rótulo do Seachem, e verificando os parâmetros da água, que seguem sem nenhuma mudança. Para aquários com peixes de água ácida, talvez seja mais fácil ainda, já que pelo que pesquisei, as pessoas usam uma dosagem maior do que a indicada.
      Por enquanto vou seguindo com o tratamento de Flourish, e ao final, posto aqui os resultados.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário