sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Purigen no Lugar do Carvão Ativado

      Muito se fala sobre a real utilidade do carvão ativado. Eu mesmo, por muito tempo abri mão desse item vastamente conhecido no aquarismo, visto que sua durabilidade é muito pequena, e a reutilização ainda muito duvidosa.
      
      Prometendo (e cumprindo) suprir a necessidade do carvão ativado e indo além, temos hoje em dia o Purigen da Seachem. Abaixo um pouco da descrição do fabricante para o produto:

      “O Purigen é um produto diferente de qualquer outro para filtração. Seus polímeros sintéticos macro – porosos removem impurezas solúveise insolúveis em água a partir de uma taxa de capacidade que excedem em todas as outras por mais de 500%. O Purigen controla amônia, nitritos e nitratos através da remoção de resíduos orgânicos nitrogenados. Seu impacto nos oligoelementos é mínimo. Purigen pode ser utilizado em ambientes marinhos ou de água doce.”
       O melhor do Purigen, é que pode ser reutilizado após sua saturação, que se percebe quando o produto já se encontra demasiado marrom ou mais escuro. O procedimento de sua restauração deve ser feito com a utilização de água sanitária diluída em água de torneira mesmo (meio a meio), geralmente por um período de 24 horas, podendo nesse tempo, renovar a água da limpeza dele. Após isso, enxaguar e manter em outro recipiente com água limpa, com anticloro e há quem coloque utilize o neutral regulator para o PH. Mantenha isso  no mínimo por oito horas e retorne ao filtro do aquário.
       O fabricante do Purigen indica que cada 1 litro trata 4000 litros, e que a mídia tem uma média de duração até saturar de seis meses. Claro que essa saturação vai depender muito do aquário, pois no caso dos Kingyos que comem muito e sujam muito todo o aqua, essa manutenção deverá ser feita em períodos menores.
       Confesso que ainda nã testei o purigem, mas já estou pra receber o meu pelos correios e vou testá – lo em meu aquário. Se a prometida água Cristalina como um espelho, onde os peixes parecem flutuar for realmente cumprida, não abrirei mão dele em meus outros aquários. O problema então será o preço... mas aí já é ooooutra história.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário