Sol e calor, são a mistura perfeita para as plantas dos nossos lagos. É nessa época que muitos laguistas tentam a manutenção de uma das plantas mais admiradas de todas. A Ninféia.
Normalmente encontrada nas cores azul, branca e vermelha, elas com certeza serão uma bela vegetação para seu lago.
É uma planta belíssima para adornar espelhos d’água, principalmente em regiões de clima temperado e subtropical, onde outras ninféias mais populares podem não se adaptar muito bem. Durante o inverno, em geral, as ninféias perdem suas folhas e entram em dormência, auxiliando na iluminação do lago. Na primavera sua folhagem rebrota e elas podem fornecer sombra e abrigo para os animais aquáticos durante os períodos mais quentes. Exige pouca manutenção, apenas a retirada de folhas mortas para manter a boa qualidade da água. Adapta-se a ambientes bastante poluídos, auxiliando na recuperação ecológica do lago.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques, sendo plantadas diretamente no lodo de lagos naturais ou em vasos dentro de tanques. O nível de água para o cultivo da ninféia deve estar entre 40 e 50 cm. Planta originária de clima temperado, a ninféia tolera baixas temperaturas e aprecia o clima ameno. Adubações orgânicas leves estimulam seu crescimento. Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.
Família: Nymphaeaceae
Categoria: Plantas Aquáticas, Plantas Marginais
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Fonte: Jardineiro.net
Abaixo um pequeno vídeo dessa linda planta para despertar ainda mais nossa vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário