terça-feira, 19 de março de 2013

Mídias Filtrantes para Aquários

Olá pessoal.

       Hoje em dia, muito tem se falado sobre as mídias biológicas usadas nos filtros de nossos aquários.  A verdade é que existe uma infinita variedade de marcas e modelos e tamahos.  Vão de pedras como as lavarocks a espumas, k1 para movingbed (este é um assunto para se falar mais pra frente) e muito mais.  Mas falemos aqui sobre as tradicionais mídias de fibra de vidro.  Só no meu aquário, eu  as possuo em forma de esfera,  pedras e pequenos tubinhos cilíndricos.

 Vou listar aqui, algumas mídias que eu mesmo uso e que tem dado resultado:
  
      Siporax, Micromec e Matrix. Essas ficam no topo da lista no sentido de valores e de resultados. São as mídias com a colonização feita de forma mais rápida, e junto à isso, vem seus altos valores agregados.  Comprá – las no Brasil, pode levar à falência qualquer aquarista. Mas se  tiver um amigo que vai viajar e pode trazer de fora pra você, ovalor chegar ser 3 ou 4 vezes menor. Existe também a possibilidade de compra pelo Ebay, mas com muita pesquisa e cuidado com o local onde se compra pra não correr nenhum risco de não receber o produto.

       Minjiang. Essa talvez seja a menos conhecida, mas com um poder de absorção e porosidade, que se compara às top de linha, mas ainda com muito a evoluir no quesito acabamento. As caixas de Minjiang geralmente são vendidas em porções de 300 gr, e constantemente vem quebradas e esfareladas. Nada absurdo, mas acontece. Outra questão está na manutenção da qualidade, que parece ser de lote a lote. Comprei dessa mídia já em duas ocasiões, e pude perceber sua porosidade de forma diferente em cada uma delas. A real vantagem dessa mídia, está na comparação de seu poder de absorção e colonização com o das tops, e com preço de nacional, mesmo sendo da China (vejam que eles também são mestres no aquarismo). Atualmente uso grande parte dela em um aquário de peixes que sujam muuuuito a água, e mesmo sem ainda completar todo o sump (filtro desse aquário), já estou conseguindo manter a amônia quase zerada, aliando à isso, trocas parciais e ótima movimentação interna de água, pois milagre nenhuma delas vai fazer. O diferencial dessa mídia, é que ela já vem com seu saquinho com zíper e tudo para cada porção individual. Isso facilita muito na hora da manutenção, já que nãoprecisamos deixar a mídias solta dentro do sump.

       X100 e Ista. A Ista já é velha conhecida dos Brasileiros. É a mídia com melhor custo benefício. Quem tem bastante espaço, pode usar dela sem medo que vai ter um resultado muito bom, gastando muito menos do que se usasse Siporax, Matrix ou Micromec. Vendida em embalagens de seis litros, é a melhor opção atualmente para grandes aquários com sumps enormes. Seguida dela vem a X100 com a mesma qualidade, só diferindo no valor.



       Em resumo pessoal, se tivermos a possibilidade de investir um valor maior em nossos aquários, claro que eu recomendaria o uso de Siporax, Micromec ou Matrix. Mas se esse não é o caso, Vá de Ista Quartzite, Mijiang, ou o que encontrar no mercado, com garantia de qualidade é claro e principalmente com boas recomendações. Uma boa dica na hora de avaliar um produto desses ainda desconhecido no mercado, é sentir a sua porosidade. Quanto mais poroso melhor tende a ser. Faça sempre testes antes de investir altos valores em produtos desconhecidos, e compare com as marcas já existentes. Faça do seu hobby um momento de prazer e nã uma dor de cabeça. Nossos peixes merecem o melhor, e nos recompensarão isso com sua beleza de movimentos, cores e comportamentos variados.

Saudações.
Kingyo Terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário