Lagos e Aquários

Quantidade de Água.
 

      Para quem quer criar Kingyos, deve ter em mente antes de mais nada, um aquário de no mínimo 120 litros, um ótimo sistema de filtragem e circulação. Para cada peixe a mais que queira ter, você deve adicionar 40 litros de água. Então, planeje antes a quantidade e saiba que um aquário tem que ser definitivo. Depois não adianta pensar em trocar de aquário. Isso não é tão simples.

       Então vejamos um exemplo: se você quer ter três 
kingyos em um aquário, ele deverá ter no mínimo 200 litros. Essa quantidade de água se deve à quantidade igualmente proporcional de sujeira que o Kingyo produz. Excesso de sujeira no aquário, aumenta em muito a amônia, já que estamos falando de um ambiente que "reproduz" o natural, sem nenhuma renovação a não ser que a façamos. Portanto, quanto mais água, mais essa sujeira se dilui e nos dá mais tempo para as trocas parciais.

       Há quem diga que o ambiente ideal para os 
Kingyos são os lagos, mas eu acredito que se seguirmos algumas medidas básicas, não teremos problemas. Mas, quem não gostaria de ter um pequeno laguinho em casa. Não é tão difícil. Com um pouco de estudo e espaço, podemos dar um jeito de ter nosso próprio ambiente "natural" para relaxar e admirar.

Filtragem.

       A meu ver, um volume de 5 a 9 vezes o volume total de água passando pelo filtro está bom. Devemos evitar grandes movimentações de água que incomode os 
Kingyos, eles já tem muitas coisas que os atrapalham (nadadeiras caudais, dorsais, coluna).

      O filtro deve ter 5% do volume total de água, e as 
mídias filtrantes devem ter uma grande área para fixação das bactérias nitrificantes, e outra para prender as pequenas partículas de sujeira soltas na água. Para área de fixação usa - se muito, cerâmicas vendidas em lojas do ramo e uma boa opção paralela é a utilização de cacos de telha, que aliás tem ótimo resultado no meu mini lago. Para prender as partículas eu uso acrilon e tela de mosquiteiro. A ordem fica a seguinte de cima para baixo: tela de mosquiteiro, acrilon, e cerâmica. Eu uso ainda, na saída da água do filtro, um outro filtro só que vegetal. Daí caindo tudo no lago.

      Não tem muito mistério. Deve - se deixar o aquário "amadurecer" por aproximadamente um mês e então ir introduzindo aos poucos os 
Kingyos.

Temperatura e PH.

 
     Kingyos devem ser colocados em um ph alcalino, até 7,5 e gostam também da água dura. Eles possuem uma tendência a problemas na bexiga natatória, é interessante prevenir esta doença com a manutenção adequada no aquário e alimentos de qualidade. Quanto à temperatura, kingyos são peixes de água fria, entre 10° e 20º é o ideal, é importante respeitarmos isto, por uma questão de metabolismo. Mas atenção, como qualquer peixe eles não suportam muitas oscilações de temperatura. A iluminação se não for um plantado pode ser normal simulando apenas a luz do dia.

Ornamentos e Plantas.

      Um aquário de 
Kingyos não deve ter grandes e pontiagudos objetos
 que possam machucá - los. O melhor é um fundo de pedras e plantas de folhas grossas para evitar que eles comam. Eles podem até sobreviver em um plantado, ou melhor, suas plantas podem até sobreviver com eles.