quarta-feira, 2 de maio de 2012

Filtro Ultra Violeta


      Visitantes do KingyoTerapia.blogspot.com, antes de decidir comprar seu Filtro Ultra Violeta, você precisa listar alguns itens como:

- Volume em litros do aquário ou lago;
- Água doce ou salgada;
- Uso interno ou externo.

      É comum as pessoas comprarem filtros ultra violeta e se decepcionarem, imaginando que todos os problemas com algas seriam resolvidos de forma simples e rápida, e no entanto o problema continua.

      Vale lembrar que sistemas de filtragem ultra violeta são capazes de esterilizar a água, eliminando assim, algas em suspensão, causadoras da água verde. Os outros tipos de algas (como as já fixadas no ambiente) não serão eliminados. O filtro Ultra Violeta também ajuda na eliminação de esporos de algas em dispersão. Podemos afirmar então que se o seu problema for água verde, este é o filtro certo para você.

      O Filtro Ultra Violeta pode ser usado em lagos e aquários, devendo ser dimensionados de acordo com as especificações dos fabricantes. Alguns modelos trabalham com 1W a cada mil litros, outros com 1W a cada quinhentos litros. Temos sempre que respeitar a indicação de cada fabricante. O exagero no dimensionamento do filtro pode ser prejudicial para todo o sistema.

      Outro aspecto importante está relacionado a bomba utilizada no filtro, quanto mais devagar a água passar melhor. A água só é filtrada enquanto em contato com a lâmpada, assim sendo, caso passe muito rapidamente, não será feita a filtragem adequada. Os fabricantes também disponibilizam tabelas com vazões, por exemplo:

Modelo
Capacidade
Bomba
5w
200-400l
100 a 200 litros/h
9w
300-600l
100 a 200 litros/h
11w
600-1000l
150 a 350 litros/h
18w
1000 – 1500
300 a 500 litros/h
36w
1500 – 3000
400 – 1000 litros/h

A tabela acima mostra as indicações como capacidade e vazão da bomba para aquários 

      Outra aplicação do Filtro UV, é na ação germicida, evitando a propagação de uma série de doenças. Neste caso a indicação do filtro é a mesma, mudando apenas a vazão da bomba, pois passando mais lentamente pelo filtro, a esterilização será mais eficiente.
A tabela para a ação germicida é a seguinte:

Modelo
Capacidade
Bomba
5w
200-400l
50 a 100 litros/h
9w
300-600l
50 a 100 litros/h
11w
600-1000l
100 a 150 litros/h
18w
1000 – 1500
100 a 150 litros/h
36w
1500 – 3000
150 – 200 litros/h
   
      Estas tabelas podem variar de fabricante para fabricante, mas atendem a grande maioria dos filtros disponíveis no Brasil.

TROCA DAS LÂMPADAS  

      Outro detalhe importante é a troca da lâmpada. Um prazo de oito a doze meses é bastante aceitável para realizar esta troca. Após este período o funcionamento do filtro será prejudicado.

      

  Alguns cuidados devem ser tomados ao se manusear o filtro, como nunca olhar para a lâmpada diretamente ( a maioria dos modelos tem um mecanismo de segurança que desligam a lâmpada caso o filtro seja aberto ), e também jamais ligar o filtro sem a água estar passando por ele, caso o filtro trabalhe “a seco” a lâmpada ira queimar.

     


        Vale ressaltar também o seu uso interno ou externo, em água salgada ou doce, fazendo assim com que o tipo de lâmpada tenha alguma variação.

Modelo
Aquário água doce
Aquário água salgada
Lago ou Fonte Interno*
Lago ou Fonte Externo**
Pressão de trabalho (mca)
UV-C AP Quartzo
indicado
indicado
indicado
indicado
10
UV-C CANISTER
indicado
não indicado
indicado
não indicado
3
UV-C BASIC
indicado
não indicado
indicado
não indicado
3
UV-C AP
indicado
indicado
indicado
indicado
10

*Uso protegido de sol e chuva.
**Uso exposto a sol e chuva, exceto reator.
Para uso externo ou em sump exposto a maresia severa, é melhor usar um reator Blindado.

      Portanto, independente do tamanho do seu aquário ou lago, o importante é o dimensionamento correto, não adianta nada colocar uma uv de 36W para um aquário de 200 litros com uma bomba muito rápida. A bomba e a capacidade do Filtro UV devem ser compatíveis.

      Alguns sistemas de filtragem (pressurizados, canisters), já trazem a filtragem ultra violeta embutida, o problema destes sistemas é que normalmente a vazão é grande demais, e a filtragem não é aproveitada ao  máximo, pois a água passa pela filtragem biológica, mecânica e química, e também pela UV tudo em sequência, não sendo dimensionada exclusivamente para a UV. O ideal é a filtragem separada.


 
    
 










      Seguindo as regras acima, você terá água sempre cristalina, independente da marca de seu filtro, claro que alguns são mais eficientes e outros menos, mas o maior segredo está sempre na correta instalação do filtro, dimensionando-o de forma correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário